Notícias

05.10.2017

CDL Blumenau alerta para golpes na cidade

Compartilhe: Google+

Empresários de Blumenau relataram à CDL do município dois golpes que vêm ocorrendo na cidade, um sobre protesto de títulos e outo de notas falsas. Comerciantes e consumidores devem ficar atentos, pois ambos são envolvidos na fraude e podem ser lesados.

No primeiro caso, o golpista liga para o consumidor inadimplente e diz que é funcionário de algum cartório ou Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos. O golpista informa que a pessoa possui uma dívida que está protestada e que o mesmo precisa fazer o pagamento. Para tanto, ele informa o número de uma conta para o depósito e diz que assim que o mesmo for efetuado o consumidor estará com o nome limpo. Deste modo, a vítima faz o depósito, mas perde o dinheiro, pois se trata de um golpe.

A CDL Blumenau alerta para que os consumidores desconfiem desse tipo de ligação e não façam depósitos. Quando um título é protestado, o cartório ou tabelionato entra em contato com o devedor pessoalmente, onde entrega uma carta aviso com um boleto. O pagamento também pode ser feito no cartório, mas nunca por depósito em conta corrente.

Protesto de títulos

O Protesto de Títulos é o meio legal para registrar o não pagamento de qualquer título ou documento, tais como notas promissórias, duplicatas, cheques, contratos de locação, confissões de dívidas e contratos de compra e venda de bens imóveis ou móveis, inclusive veículos. O protesto pode ser para pessoas físicas e jurídicas.

Quando o tabelionato ou cartório não localiza o devedor para entregar a carta aviso é publicado um edital em jornal de grande circulação da cidade a fim de informar o cidadão que precisa ser localizado. Acredita-se que a partir destas informações o golpista descobre o nome do devedor e também do credor. Em seguida, entra em contato com o devedor para as cobranças indevidas.

A CDL Blumenau reforça que nenhuma empresa ou entidade repassa número de conta para fazer o depósito de dívidas.

Notas falsas

A CDL Blumenau também foi informada por um associado que recebeu na loja uma nota de R$ 50,00 falsa. O número de série da cédula é 06983014315 A. A entidade orienta para que os comerciantes fiquem atentos ao receber notas de maior valor.

O Banco Central do Brasil divulga informações sobre as características das cédulas verdadeiras e assim fazer comparação com possíveis notas falas. Para saber mais, CLIQUE AQUI

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo