07.02.2018

Prazo para implantação da CNH Eletrônica é prorrogado para Julho

Documento será assinado com certificado digital ICP-Brasil

O governo federal prorrogou para o dia 1º de julho de 2018 o prazo de implantação da carteira nacional de habilitação eletrônica (CNH-e) em todo o país. A obrigatoriedade da emissão estava prevista para o dia 1º de fevereiro deste ano. Até a nova data, os departamentos de Trânsito de todos os estados e do Distrito Federal (Detrans) deverão disponibilizar o documento virtual.

De acordo com o ministro das cidades, Alexandre Baldy, a alteração do prazo ocorreu porque as agências reguladoras de Aviação Civil (Anac) e de Transportes Terrestres (ANTT) enfrentaram dificuldades de implementar, junto às companhias de aviação, e de ônibus o reconhecimento da habilitação eletrônica.

O Ministério das Cidades, informou que até o dia 29 de janeiro, três dias antes do prazo anteriormente estipulado, apenas 13 das 27 unidades da Federação estavam emitindo o documento eletrônico: Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Fonte: Agência Brasil

CNH Eletrônica

A carteira de habilitação digital consiste em uma cópia virtual da carteira impressa armazenada no smartphone. O documento eletrônico terá o mesmo valor jurídico da CNH impressa, visto que será assinado com certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Para obter a CNH-e o motorista deverá realizar cadastro no Portal de Serviço do Denatran e assinar a solicitação com certificado digital ICP-Brasil ou por meio do e-mail, no balcão do Detran. Após o cadastro, o interessado receberá um link para realização do login no aparelho em que deseja ter sua CNH digital. Dessa forma, a CNH poderá ser apresentada no aparelho eletrônico, smartphones e tablets, aos agentes de trânsito, que verificarão a autenticidade do documento através da leitura do QR-Code apresentado.

Crédito: José Cruz/Agência Brasil

Certificado Digital na CDL Blumenau

A CDL Blumenau oferece o serviço de certificação digital. O atendimento é realizado na sede da entidade sem a necessidade de fazer a compra pelo site. Entre outras vantagens, a CDL oferece valores abaixo do mercado e associado ainda tem desconto, pagamento facilitado, suporte local, liberação do certificado em até 24 horas e ampla linha de certificados.

Para mais informações sobre o Certificado Digital basta entrar em contato pelo fone (47) 3221-5763 ou e-mail certificacao@cdlblumenau.com.br