14.05.2018

Alerta para golpe da lista telefônica

A prática de golpes contra empresários está cada vez mais frequente. Entre eles está um conhecido como “golpe da lista telefônica”. Em março, a CDL Blumenau já havia emitido um alerta sobre isso e, recentemente, mais uma empresa associada comunicou que foi alvo da mesma tentativa.  Veja como ocorre:

Uma pessoa liga para a empresa e informa que precisa atualizar o contato na lista telefônica e que esse serviço é gratuito. Para confirmar os dados, ela envia um Termo de Publicação por e-mail para os empresários com os dados da empresa da vítima e um termo. Porém, ao ler o termo é possível verificar que ao assinar o documento a vítima está concordando que a prestação do serviço terá um custo de 12 parcelas de R$ 545,00, cada, totalizando R$ 6.540,00.

De acordo com empresários, a pessoa envia o e-mail, liga para confirmar o recebimento e pede agilidade em assinar o termo e enviar a cópia assinada por e-mail. Com isso, muitos empresários acabam assinando o documento sem ler e, deste modo, assumindo um compromisso em efetuar os pagamentos.

A CDL Blumenau pede que os empresários fiquem atentos ao receber documentos e que desconfiem de serviços que não foram solicitados ou quando o solicitante cobra agilidade na resposta.

Orientações

- Certifique-se sobre o serviço oferecido;
- Procure informações sobre a empresa que está oferecendo o serviço;
- Em caso de dúvidas, entre em contato com órgãos públicos como o Procon, sindicatos ou a CDL;
- Nunca assine nenhum documento sem ler;
- Fique atento às informações contidas em boletos;
- Certifique-se sobre possíveis falhas ou invasão no sistema utilizado pela sua empresa;
- Em caso de golpe, registre um boletim de ocorrência.