23.05.2016

CDL Blumenau apoia 8ª edição do Bolo Tributário

Na próxima quarta-feira, 25, acontece a 8ª edição do Bolo Tributário, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária paga pelos contribuintes. O encontro será a partir das 11h, na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, no centro de Blumenau. Faz parte da programação o tradicional corte de um bolo de aproximadamente 150 quilos, o Telão do Impostômetro, que mostra a arrecadação de tributos em tempo real, o Varal do Imposto, entre outras ações.

O evento é realizado anualmente pelas entidades de empresariais e sindicais patronais de Blumenau e região a fim de alertar e orientar a sociedade sobre os impostos pagos. A CDL Blumenau é uma das entidades que apoia esse evento. Para presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, a insatisfação é o primeiro passo para as mudanças. “Estamos insatisfeitos com a alta carga tributária no Brasil, que passa de 35% do Produto Interno Bruto do país e é a maior da América Latina. Também estamos insatisfeitos com a corrupção, que está presente em todo país. É hora de agir e vamos começar pela consciência na hora de votar. Avalie: Quanto vale o seu voto? Que o Bolo Tributário seja um símbolo para as transformações”, afirma o presidente.

A edição deste ano destaca a temática “eleições: quanto vale seu voto?” com o objetivo de provocar conscientização sobre o voto. Cerca de três mil pessoas devem acompanhar de perto a ação.

Bolo Tributário

O Bolo Tributário surgiu com a comemoração dos 20 anos do Sescon Blumenau. Em sua oitava edição, a iniciativa já é realizada em várias cidades do país, simultaneamente.

Como forma de conscientizar a população sobre a elevada tributação brasileira, a Lei nº 12.325/2010 instituiu 25 de maio como o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. As entidades empresariais e sindicais patronais de Blumenau e região aproveitam a data para reforçar a necessidade de ações que incentivem a economia justa, carga tributária equilibrada e prestação de serviços públicos de qualidade.

Este ano o evento destaca a temática “eleições: quanto vale seu voto?”. Segundo Jefferson Pitz, presidente do Sescon Blumenau, entidade que coordena a organização do Bolo Tributário, o tema escolhido é focado em situações atuais que a população está vivenciando. “Portanto, como em 2016 temos em nosso calendário as eleições municipais, a comissão quer focar o evento para incentivar o eleitor ao voto consciente”, destaca Pitz.

A advogada e contadora Leila Piske Franke, da comissão organizadora do evento, destaca a importância de ações que conscientizam o cidadão a escolher melhor seus representantes políticos. “A gestão dos recursos arrecadados no município é exercida pelo prefeito e vereadores, através da criação de leis e normas, que devem garantir que os valores arrecadados com os tributos, sejam investidos na saúde, educação, segurança, enfim, em benefício de toda a sociedade”, orienta Leila.

Divulgação e programação

Jefferson explica que a programação do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte contemplam diversas atividades. O Bolo Tributário terá cerca de 150 kg e as fatias serão distribuídas com os nomes de todos os tributos pagos no país atualmente. O Telão do Impostômetro que mostra a arrecadação de tributos em tempo real e o Varal do Imposto também integram o movimento na rua XV de Novembro.

Como parte da temática especial às eleições e voto consciente, será distribuída uma publicação em formato de revista ilustrada com o personagem Vovô Chopão e linguagem lúdica. O objetivo é repassar ao público infantil os danos causados pela escolha errada de seus representantes públicos. A ‘revistinha’ será entregue em toda a rede municipal de ensino, para mais de 15 mil crianças.

E ainda, está sendo programada a seguinte ação: ao meio-dia de 25 de maio, por alguns minutos haverá a solta de 500 balões pretos que, simbolicamente, representa o luto pelo setor produtivo e econômico dependente da política, pela impunidade na corrupção e mordomias execráveis dos representantes políticos deste País. O objetivo é refletir, como devemos solucionar tais problemas, pois esses fatores representam perdas de arrecadação com desvios dos recursos dos cofres públicos e contribuem para falta de investimentos nas áreas públicas prioritárias como saúde, educação e saneamento.

Além da fatia do Bolo Tributário e do folder, o participante também receberá uma “cédula eleitoral” com a indicação de qual o perfil de candidato ele pode votar nas eleições municipais. O objetivo é provocar a reflexão sobre o voto consciente, já que o slogan da edição de 2016 é “eleições: quanto vale seu voto?”.

Segundo Pitz, a comissão organizadora está definindo outras ações. “Temos mais opções de atividades em discussão. Devemos definir nos próximos encontros algumas sugestões com objetivo de atrair a atenção dos cidadãos eleitores, já que toda a sociedade deve participar do processo de eletivo. Todos são convidados a prestigiar este importante evento”, explica.

(Com informações do Sescon)

CDL Blumenau apoia 8ª edição do Bolo Tributário