16.04.2021

Comércio de Blumenau poderá abrir no feriado de 1º de maio. Confira as regras estabelecidas pelos sindicatos.

Neste feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, os estabelecimentos do comércio de rua, shoppings e supermercados, excepcionalmente, terão plena liberdade para abrir as portas.

As empresas interessadas em abrir deverão estar atentas a algumas regras e pagamento de taxas, conforme estabelece o termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2019/2021, definido pelo Sindilojas Blumenau e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Blumenau e região.

• O estabelecimento deverá requerer até a próxima terça-feira, dia 20/04, a homologação de ACORDO COLETIVO específico. A solicitação deve ser feita pelo e-mail [email protected], com cópia para [email protected], informando os dados da empresa (nome, CNPJ, endereço e contabilidade responsável – se houver) e a quantidade de empregados;
  • As empresas também deverão garantir aos empregados que trabalharem nesse dia, além da ajuda de custo para transporte e alimentação no valor de R$ 60,00 e o pagamento das horas normais trabalhadas, o direito a dois dias de folga remunerada, as quais deverão ser usufruídas até 31/05/2021 (primeira folga), e 31/07/2021 (segunda folga), garantindo ainda o descanso semanal remunerado previsto em lei (folga dentro dos 7 dias);
  • É necessário também que a empresa esteja em dia ou faça o requerimento, por meio do pagamento de uma taxa, da obtenção de Certificado de Regularidade, conforme previsto na cláusula 38 da Convenção Coletiva de Trabalho.

A CDL Blumenau reforça que a regulamentação do horário do comércio e a liberação para trabalhar em determinadas datas cabe ao Sindilojas e ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Blumenau e região.

Destacamos ainda que cada empresário tem autonomia para decidir sobre a abertura ou não do seu estabelecimento no dia 1º de maio. Cabe a cada lojista avaliar a situação e deliberar sobre o assunto, levando em consideração as determinações da CCT.

Dúvidas e mais informações pelo fone (47) 3221-5750 ou WhatsApp (47) 99971-0940, diretamente com o Sindilojas Blumenau.

CLIQUE AQUI E ACESSE A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO