13.04.2021

Pirataria é crime! Saiba como denunciar

A pirataria é uma prática ilegal que traz inúmeros malefícios à sociedade, em especial ao setor econômico. Para ajudar a combater esse crime, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) de Blumenau lançou a cartilha “Não Feche os Olhos Para a Pirataria”, disponível aqui. Todas as peças da campanha estão no Portal do Associado.

A CDL Blumenau tem atuado para ajudar no combate à pirataria, inclusive faz parte do Conselho Municipal de Combate à Pirataria (CMCP), instituído em 2007 em Blumenau. Este é o primeiro conselho no Brasil a combater a prática deste tipo de comércio ilegal. O presidente da CDL Blumenau, Eduardo Soares, lembra que as pessoas precisam se conscientizar que este é um problema que afeta a todos.

“Todos são prejudicados com a pirataria. O comércio legal, que paga seus impostos e gera emprego e renda para a população na forma da lei perdem, assim como as pessoas, que podem ter danos à saúde em virtude de produtos pirateados”, destaca Soares.

Para inibir esta prática ilegal e ajudar no enfrentamento deste problema social, a população pode fazer a sua parte solicitando sempre a nota fiscal dos produtos e denunciando por meio dos números 181 ou 151, da prefeitura de Blumenau. Também é possível entrar em contato com o CMCP pelo número 3381-6709.

Pirataria é crime! Saiba como denunciar