Notícias

27.04.2022

Trilhas do Patrimônio: projeto valoriza história do Centro de Blumenau

Compartilhe: WhatsApp

Na manhã desta terça-feira (26), ocorreu o lançamento do projeto “Trilhas do Patrimônio”, no Restaurante Thapyoka, no Centro. O evento contou com a participação da diretora de Treinamentos da CDL Blumenau, Cristiane Taiane da Silva. A ação foi realizada pelo Sindilojas Blumenau e o Sebrae Santa Catarina com apoio do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau e da prefeitura de Blumenau.

Trilhas do Patrimônio: projeto valoriza história do Centro de Blumenau

De acordo com os idealizadores, o projeto busca difundir a experiência histórica e cultural do Centro de Blumenau e seus atrativos, consolidando sua marca e criando oportunidades para novos negócios. Por meio do intenso processo de estudo e mapeamento da região, surgiu uma nova marca e um roteiro turístico autoguiado, que as pessoas podem baixar em dispositivos móveis e utilizar durante a visita a Blumenau.

Cristiane comenta que a ideia principal do projeto é que o público valorize a história e as tradições de Blumenau ao mesmo tempo que ocorra a valorização dos pontos turísticos e o fomento ao comércio. “É um projeto muito interessante que eu penso que, para apresentar o resultado esperado, deve ter a contrapartida do próprio empresário. Acredito que cabe ao comerciante e ao proprietário dos pontos comerciais deixarem o seu estabelecimento bonito, pintado e organizado. Fazer uma vitrine bonita”, avalia.

Para o presidente do Sindilojas Blumenau, Emílio Rossmark Schramm, a valorização do Centro Histórico e dos seus patrimônios é também uma forma de manter as tradições dos colonizadores. “Além disso, pode ser usada como um mote para agregar valor aos empreendimentos ali instalados”, afirma.

Marca “Trilhas do Patrimônio”

O Sebrae ficou a cargo do desenvolvimento da marca “Trilhas do Patrimônio”. Baseada nas cores e formas das construções do Centro Histórico, a marca será utilizada em materiais de divulgação físicos e digitais.

Roteiro autoguiado

A “Trilha” do Centro Histórico traça um roteiro que pode ser feito a pé pelas principais ruas do Centro Histórico de Blumenau. Nele, as pessoas poderão ter uma experiência autêntica, conhecendo a história dos patrimônios da cidade.

O projeto “Trilhas do Patrimônio” ainda deve ser abraçado pela prefeitura de Blumenau, com a criação de sinalização pública e iniciativas de fomento ao turismo, aos negócios e à riqueza cultural da cidade.

Trilhas do Patrimônio: projeto valoriza história do Centro de Blumenau

Com informações e fotos do Sindilojas Blumenau

 

Newsletter

Sistema CNDL
©2016-2022 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG

Política de Privacidade
Topo