19.05.2022

Cenário econômico e investimentos são tema de palestra na CDL Jovem, com Fernando Gofferjé

Você sabe qual o cenário econômico do Brasil e como isso impacta nas oportunidades de investimentos? Para abordar esse tema, a CDL Jovem Blumenau recebeu nesta quarta-feira (18), durante o Momento de Aperfeiçoamento, o educador financeiro, mentor e palestrante Fernando Gofferjé. O encontro reuniu 21 pessoas.

De maneira bastante didática, Gofferjé falou sobre a inflação alta no País, que chegou a 12,13% nos últimos 12 meses, explicou os motivos do crescimento do PIB em 2021 e comentou sobre a lei da oferta e da procura.

“No primeiro ano da pandemia, o governo injetou bastante dinheiro por meio dos auxílios e editou uma Medida Provisória que garantiu o emprego de milhares de pessoas. Com isso, houve uma grande procura no mercado, ou seja, a pessoas continuaram gastando. Em contrapartida, a oferta diminuiu. Quer dizer, registramos mais procura e menos oferta e a consequência foi a inflação alta”, explicou.

Gofferjé também lembrou que a taxa Selic é um dos principais meios do governo controlar a inflação. “É uma gangorra. Quando um está alto o outro desce. O que houve é que foi preciso baixar a taxa de juros para injetar mais dinheiro na economia, só que mais dinheiro em circulação implica em inflação alta”, destacou o educador.

E, diante deste cenário e previsões do Banco Central, quais os melhores investimentos? Gofferjé disse que hoje o Brasil é um dos melhores países para se investir em renda fixa, em virtude da Selic e outras ações que estão sendo feitas. “Estamos no melhor momento dos últimos 10 anos para investir em renda fixa” afirmou. O investidor citou como exemplos LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), que são investimentos isentos de imposto de renda.

Ao término na palestra, a vice-coordenadora da CDL Jovem, Michele Christie Loppnow Meurer, agradeceu a participação de Fernando Gofferjé, por dedicar o tempo e compartilhar conhecimento sobre esse assunto tão relevante. “Certamente vamos sair daqui com outra visão sobre o assunto e já pensando em futuros investimentos. Muito obrigada, Fernando”, finalizou a vice-coordenadora.

CDL Jovem Blumenau

Fernando Gofferjé

Entusiasta do mercado financeiro, Fernando Gofferjé é educador e investidor com 10 anos de experiência no mercado financeiro. É criador da empresa “Gofferjé Investimentos”, bem como da mentoria de investimentos intitulada “do zero à prática”, realizada e aprovada por mais de 300 alunos em 10 países diferentes. Gofferjé também é gestor do clube de investimentos Go Invest, pela plataforma do Banco BTG Pactual.

Gofferjé também possui um projeto de educação financeira nas empresas, com foco nos colaboradores. Quem quiser saber mais sobre o projeto, pode acompanhar a apresentação AQUI.

Saiba mais em www.gofferjeinvestimentos.com.br