29.07.2022

CDL Jovem comemora 10 anos e relembra sua história

Era 31 de julho de 2012! O convite indicava que o encontro iniciaria às 19h, no primeiro andar da Casa do Comércio, sede da CDL Blumenau. A pauta da reunião era uma só: análise da criação do núcleo CDL Jovem. Porém, o que não se imaginava é que este único assunto teria um alcance tão grande com o passar dos anos e um impacto imensurável no desenvolvimento de jovens empresários.

Na reunião, o primeiro ponto foi analisar a expectativa de cada um dos participantes neste novo braço da CDL Blumenau. Destaca-se que, desde o início, a CDL Jovem abrangeu os associados de todos os segmentos, como do varejo, da indústria e prestadores de serviços.

O empresário Paulo Cesar Lopes, presidente da CDL Blumenau neste período, foi um dos grandes incentivadores da criação do núcleo. Ele lembra que ao participar de ações e encontros associativista no Brasil, percebeu que o movimento jovem já ocorria em várias cidades do país, inclusive Florianópolis, que contava com um núcleo atuante.

“Meu principal objetivo ao criar a CDL Jovem foi formar sucessores, especialmente nas empresas familiares. Muitas vezes a família está trabalhando junto, mas até que ponto o herdeiro está preparado para a passagem do bastão? Minha preocupação era preparar o jovem para assumir a empresa e até mesmo ter uma oxigenação nas lideranças”, lembra Lopes.

E assim surgiu a CDL Jovem, que tinha também como propósito desenvolver o espírito de liderança e o empreendedorismo, para a vida profissional e para a carreira dentro da entidade. O registro da missão é claro: “Servir de fórum permanente para valorização e desenvolvimento de seus integrantes em um ambiente de conhecimento, responsabilidade social, associativismo e empreendedorismo”.

O primeiro coordenador da CDL Jovem, Saulo Della Giustina, lembra que, desde o início, o grupo foi bastante proativo, envolvendo-se em diversas atividades e eventos. Um deles foi a organização do 1º Encontro Nacional de CDLs Jovens, que ocorreu de 23 a 25 de maio de 2013, em Blumenau, durante a 45º Convenção Estadual do Comércio Lojista, organizada pela CDL Blumenau.

“Acredito que nosso maior desafio foi montar um grupo do zero e conseguir fazer esse núcleo se tornar tão produtivo. Com certeza conseguimos isso pela dedicação de cada um e a união entre os integrantes. Em pouco tempo, realizamos muito, inclusive uma palestra com o Luiz Carlos Prates, em 2014”, lembra Della Giustina.

Com muita dedicação, as gestões foram conduzindo as atividades e atingindo os propósitos, seguindo os valores estabelecidos: transparência, ética, comprometimento e respeito, união, inovação e proatividade.

Em 2016, quando o empresário Jansle Jeffrey Kreutzfeld assumiu como coordenador da CDL Jovem, o núcleo passou por inúmeras transformações. Kreutzfeld ficou no cargo durante três anos (2016 a 2018) e logo no primeiro ano implantou uma série de ações que resultou na ampliação e união do grupo, novamente. Com muito planejamento, dedicação e apoio dos integrantes, a CDL Jovem passou a ser mais reconhecida.

Entre as novidades do núcleo, apresentadas em 2016, estão: Visitas Técnicas em empresas de diversos segmentos; o Momento de Aperfeiçoamento, que auxilia na capacitação dos participantes; e o Case de Sucesso, que traz profissionais para compartilharem conhecimento e falar do dia a dia de um empreendedor.

Além disso, o grupo trouxe a Rodada de Negócios, que em maio de 2022 chegou a 7ª edição. O objetivo do evento é gerar networking e possibilidades de negócios entre os participantes, em ambiente descontraído. O evento chegou a alcançar um índice médio de fechamento de negócios de 70%.

Outra iniciativa de destaque é o Inovamente, que teve a primeira edição em novembro de 2017, em comemoração ao Dia Municipal do Jovem Empreendedor. Além de um painel com empresários locais de sucesso, a ação compreende pequenas palestras em escolas públicas e privadas, para alunos do ensino médio, sobre empreendedorismo. O evento chegou a ser realizado em conjunto com a ACIB Jovem, AMPE Jovem, CDL Jovem e a Comissão do Jovem Advogado da OAB Blumenau.

Em outubro de 2018, foi realizada a primeira edição do CDL Talks. O objetivo da ação foi trazer profissionais com conhecimento na mesma área para aprofundar determinados temas, como foi o caso de do atendimento ao consumidor na era digital, com as empreendedoras Michele Hacke e Luiza Gerent, que estrearam a ação.

Assim, calcada no associativismo, sempre procurando levar conhecimento, oportunizar experiências únicas aos participantes e ainda gerar negócios, a CDL Jovem vem cumprindo com sua missão de contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento de novos negócios e de jovens empreendedores. E é com essa força de trabalho e determinação que, em 31 de julho de 2022, o núcleo celebra 10 anos de fundação.

“Nunca tive dúvidas do sucesso da CDL Jovem. Me deixa muito feliz saber que aquela sementinha no passado esteja uma árvore frondosa e com frutos sendo colhidos. Conseguimos atingir o nosso propósito”, comemora Lopes.

Como participar

Os interessados em participar da CDL Jovem podem participar de até três encontros (desde que sejam abertos ao público) para conhecer o grupo e as atividades. Após, para continuar participando é preciso aderir ao termo e se tornar um nucleado.

A programação das atividades está disponível do site da CDL Blumenau e nas redes sociais. Basta procurar por CDL Jovem Blumenau no Instagram e Facebook.

Galeria de coordenadores

Saulo Della Giustina